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11 Super Dicas para Salvar sua Empresa em Caso de Falta de Energia

região Sudeste

A falta de energia é um assunto importante porque pode levar qualquer empresa ao prejuízo financeiro. Apesar de saber disso, poucas pessoas sabem o que fazer nessa hora.

O verão brasileiro é uma época do ano marcado pelo sol, mas também pelas tempestades. Com isso, muitas regiões sofrem com as chuvas fortes e as ventanias, com a queda de árvores e outros desastres. As consequências são bem previsíveis: muitas empresas são prejudicadas pela queda da energia elétrica.

Sem energia elétrica, a produtividade é reduzida e o prejuízo é certo.

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Uma das provas que esses momentos realmente influenciam negativamente em diversas companhias são as milhares de reclamações e processos judiciais que as concessionárias respondem – seja pelo atraso do reestabelecimento do serviço, ou por fornecerem abastecimento incompleto.

A partir disso, fica claro que todos os empresários estão sujeitos aos prejuízos que a falta de energia pode causar ao seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Abaixo, separamos 11 dicas que devem ser usadas quando isso acontecer.

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11 super dicas caso falte energia na sua empresa

As dicas abaixo são todas gerais e úteis para qualquer empresário. Vamos começar falando sobre a importância de fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) até a prevenção, que deve ser feita com o uso de geradores de energia. Confira!

1 – Faça um Boletim de Ocorrência

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Esse não precisa ser o seu primeiro passo, mas fazer um boletim de ocorrência é importante para garantir os seus direitos em caso de perdas, por exemplo.

Ele vai servir, inclusive, para o caso de o serviço não ser reestabelecido com urgência. O B.O pode ser feito via internet.

2 – Entre em contato com a Concessionária de Energia

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É importante falar com a concessionária para fazer uma reclamação sobre o que aconteceu. Procure saber os motivos da queda de energia e tentar obter uma estimativa do retorno do abastecimento. Durante o contato, que normalmente é telefônico, solicite informações úteis, como:

  • Qual o motivo da queda da energia?
  • O que deve ser feito imediatamente? Quais medidas tomar?
  • Quando o abastecimento de energia irá retornar – há previsão?

Não esqueça de anotar o protocolo de seu atendimento. Ele será imprescindível se precisar registrar o momento inicial em que o serviço foi perdido e que você entrou em contato solicitando o seu restabelecimento.

3 – Atente-se aos possíveis débitos com a empresa de energia

Se você atrasar o pagamento da conta por muitos meses ou se estiver com débitos, existe a possibilidade de corte da energia elétrica, portanto, é importante verificar esse fato.

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Geralmente, a companhia elétrica envia avisos dos débitos, com prazos estabelecidos.

Por outro lado, se não houver débitos, então, toda a responsabilidade é da companhia.

4 – Os Problemas com a fiação

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Se a falta de energia for um problema recorrente na sua região é importante é procurar saber se há falhas na fiação de energia.

Essa parte estrutural é toda de responsabilidade da companhia de energia elétrica.

5 – Evite a perda de aparelhos

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Em uma residência, uma forma de evitar a perda de aparelhos é um pouco mais fácil: quando começarem os raios e trovões, a recomendação é desligar o maior número possível de aparelhos que estão conectados na tomada.

Em uma empresa, isso é um pouco mais complicado, afinal, se o fizer, a produtividade cairá.

Por isso, é preciso atentar-se às formas de driblar a falta de energia sem prejudicar o trabalho da empresa – veja como fazer mais adiante no tópico: Cuidados com os aparelhos eletrônicos durante as quedas de energia.

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6 – Confira os aparelhos danificados

Após a energia ser restabelecida, verifique se houve aparelhos que foram danificados.

Em caso positivo, a recomendação é buscar três orçamentos distintos de serviços. O serviço deverá ser pago pela empresa de energia elétrica, mas vale a pena entrar em contato com ela para saber quais os próximos passos devem ser dados. Geralmente, a resposta tem que ser dada em até 45 dias.

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7 – Obtenha descontos na conta de energia elétrica

Se a interrupção durar muito tempo, as empresas podem entrar com um pedido de desconto na conta para reaver o prejuízo obtido, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Existem, inclusive, normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que garantem o código.

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8 – Na falta de ressarcimento dos prejuízos, é possível entrar com uma ação contra a Agência Reguladora

Se a empresa negar o pagamento de aparelhos danificados, perdas de insumos e outros prejuízos, o ideal é entrar em contato com as agências reguladoras, Procon ou com o Poder Judiciário, solicitando restituição dos dados emergentes (efetivamente perdidos), mas também do que se deixou de ganhar, chamados de lucros cessantes. Além dos dados materiais, também é possível entrar com pedido de danos morais, principalmente se a empresa for um comércio e perder vendas.

O valor gasto com a locação de geradores de energia emergencialmente também é um custo que pode ser requerido para ser ressarcimento no processo judicial contra a concessionária de energia.

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Cuidados com aparelhos eletrônicos durante as quedas de energia

9 – Uso de nobreak

O nobreak também é conhecido como UPS – Uninterruptible Power Supply, ou seja, Suplemento de Energia Ininterrupta). Ele exerce duas funções importantes: a de estabilizar a tensão da energia, protegendo os aparelhos conectados a ele de oscilações da energia fornecida, e armazenar energia em uma bateria interna, que é utiliza toda vez que a fonte de energia principal cai. A autonomia dos no-breaks depende da capacidade de armazenamento do aparelho, e pode variar mantendo um aparelho funcionando de 20 minutos até 4 horas.

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10 – Laptop para evitar perdas de arquivos

O uso de laptops e notebooks pode ser uma alternativa para manter as atividades funcionando e evitar a perda de arquivos por desligamento abrupto da fonte de energia, já que eles têm uma bateria própria que garante o seu funcionamento por um tempo médio de duas horas.

11 – O Armazenamento na nuvem para garantir acesso a arquivos

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Agora, no caso de a empresa ter o serviço de armazenamento na nuvem, poderá ter acesso aos arquivos por meio de outros dispositivos – o que acaba sendo uma alternativa à queda de energia.

12 – Geradores de energia para evitar qualquer perda

Com o uso dos nobreaks e baterias os computadores, notebooks e impressoras podem ser mantidos ligados por algum tempo. Só que com esses equipamentos a energia só é mantida nesses poucos aparelhos e não dura mais do que poucas horas – o que no caso de interrupções mais longas é insuficiente.

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Por outro lado, muitos negócios precisam de outros equipamentos ligados para continuarem suas operações, além de iluminação, climatização, itens de acessibilidade, entre outros inúmeros. A melhor dica, portanto, é sempre ter um gerador de energia como backup para evitar que o fluxo do negócio seja afetado de forma negativa. Esse tipo de aparelho pode suportar uma demanda de muitas horas – ou seja, sem que a empresa tenha qualquer perda por ausência de energia da concessionária.

Se a melhor forma de solucionar um problema é prevenção, os geradores aparecem como solução imediata. Como medida corretiva, eles também são muito eficientes, já que a locação de um grupo gerador pode ser feita em um curtíssimo prazo de tempo. Saiba mais como utilizar um gerador em seu negócio com quem mais entende do assunto: A Geradora Locação de Geradores e Equipamentos

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