Connect with us

Geral

“Abril Azul” – Cartão Bem Acessível facilita acesso a benefícios

imagem 34

A Campanha Abril Azul – de conscientização sobre o autismo, também tem em seu escopo a divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos às famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Cartão Bem Acessível, emitido pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), é um deles.
Totalmente gratuito, o Cartão atesta que o titular é pessoa com deficiência e, portanto, tem o direito a usufruir de benefícios garantidos por lei, como inscrição para gratuidade no transporte público; matrícula na rede pública de ensino, que oferece prioridade de vaga a crianças com deficiência; marcação de consulta na rede de saúde; pagamento de meia entrada nos cinemas, entre outros.
O Cartão Bem Acessível foi pensado, principalmente, para as pessoas que têm deficiência, mas não aparentam, como os autistas, cuja identificação não é visual. “Esse tipo de invisibilidade das deficiências não aparentes gera muitos transtornos, principalmente, às mães. E foi nessa linha de raciocínio que o Cartão Bem Acessível foi inspirado”, contou a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.
Como solicitar
O Cartão Bem Acessível é um documento de identificação válido para todo tipo de deficiência. Criado em 2016, é emitido gratuitamente pelo CRPD. Até o momento, foram emitidos cerca de três mil cartões.
Neste momento de pandemia, todo o processo está sendo feito remotamente para evitar a aglomeração de pessoas e conter a disseminação do vírus. Portanto, para solicitar o cartão basta enviar um e-mail ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência ([email protected] ). Os profissionais darão todas as orientações sobre os procedimentos para obtenção do Cartão.
Após análise do laudo que comprova a deficiência e da documentação, é providenciada a emissão do Cartão. Assim que for emitido, o munícipe receberá uma comunicação por e-mail e poderá retirar o Cartão Bem Acessível na sede do CRPD ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa, conforme sua preferência.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare