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Indaiatuba

‘Centro Dia e Permanência’ para idosos é inaugurado no sábado (27)

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Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) inaugurou o Centro Dia e Permanência “José Theodoro Dias” no sábado (27). O espaço, que está sendo gerido pelo Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites), oferece 98 vagas gratuitas para idosos, sendo 48 para acolhimento 24 horas e 50 para permanência durante o dia e faz parte do PAI (Programa de Atenção ao Idoso).

Gaspar destacou o orgulho em estar entregando a primeira ‘Creche para Idosos’ da cidade e agradeceu a presença de todos. “Sempre digo que vivemos em uma cidade diferenciada, pois unimos planejamento, gestão e olhar para o futuro. Tudo isso é resultado de um trabalho que vem sendo construído há 20 anos. Eu estou dando continuidade à gestão de Indaiatuba com muita responsabilidade, pois não adianta sair prometendo as coisas e depois não cumprir. Outro ponto favorável é ter um deputado Estadual atuante como temos o Rogério Nogueira, que sempre busca recursos para nosso município. Desde as eleições falo que meu governo será voltado para o social, cuidar e melhorar a vida das pessoas e assim venho fazendo. Os idosos merecem uma atenção especial e esse será um grande avanço no trabalho social da cidade. Nosso estudo prevê que até 2025 precisamos construir creches para crianças e, a partir daí, para os idosos. Já estamos antecipando esse atendimento, que será feito com muito carinho com a gestão da entidade Cecal e subsídio da Prefeitura”, concluiu Gaspar. O vice-prefeito, Dr. Tulio José Tomass do Couto, também compareceu.

O deputado Estadual Rogério Nogueira (DEM) agradeceu todas autoridades, familiares do senhor José Theodoro Dias (homenageado do projeto) e a todos presentes. “Tenho muito orgulho em morar em Indaiatuba, cidade linda, limpa. Aqui as coisas funcionam, pois o prefeito Gaspar não para e sempre busca melhorar o que já é bom. Visito várias cidades da região e nosso município realmente se destaca no social, educação, cultura, esportes, segurança.”, falou Nogueira.

O secretário da Família e Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan, cumprimentou o assessor do secretário Estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, José Vanderlei de Carvalho; a diretora de Divisão Regional de Assistência Social do Estado de São Paulo, Elaine Hempk; o presidente do Cecal, o pastor Reinaldo Tramarim e agradeceu ao prefeito Nilson Gaspar todo investimento que vem fazendo no âmbito social. “Hoje é um dia muito especial. Graças a visão social de nosso prefeito, estamos entregando mais uma obra voltada ao amor, pois aqui iremos acolher os idosos que, por um motivo ou outro não podem ter o convívio com suas famílias em período parcial ou integral. O Cecal já fazia um trabalho muito bom para estas pessoas e agora neste espaço, que foi construído especialmente pensando no bem-estar da melhor idade, terá condições de ampliar e melhorar este acolhimento. Também não poderia deixar de agradecer cada um de nossos funcionários que trabalhou muito para poder estar entregando hoje o nosso Centro Dia e Permanência ‘José Theodoro Dias’’, comentou Furlan.

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O presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, o vereador Hélio Alves Ribeiro (PSB), agradeceu a presença de todos. “Parabenizo o prefeito Nilson Gaspar, que não mede esforços em dar atenção especial às pessoas em sua gestão. Também agradeço o deputado Rogério Nogueira, sempre atento e influente, buscando e trazendo verbas para nosso município”, disse Ribeiro.

Espaço

A obra foi projetada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, em um terreno de 8.064,71m², localizado na rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor. A área de construção é de 1.358,62 m². A Prefeitura fez um investimento no valor de R$ 4.471.900,20, com recursos próprios.

O Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias conta salão de múltiplas atividades, sanitários e banheiros acessíveis, além de quarto para descanso, recepção com sala de espera, enfermagem, rouparia, ambulatório/consultório, uma sala destinada ao atendimento individual e familiar; vestiários de funcionários; lavanderia; cozinha, despensa e refeitório; administração, varanda; jardim e espaço ecumênico.

Funcionamento

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O espaço funcionará com a opção de Permanência, onde o idoso ficará 24 horas por dia e receberá cinco refeições. Esta parte terá 12 quartos com capacidade para quatro camas, armários e banheiro. Já o Centro Dia abrirá de segunda à sexta, das 7h às 17h30, com quatro refeições. Para as duas opções de acolhimento serão realizados trabalhos com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, gerontólogo, professor de educação física, Ioga e profissionais de diversas áreas para realização de atividades como manicure, cabeleireiro, contação de histórias e oficinas de artesanato.

Vagas

Os interessados em uma vaga no Centro Dia devem comparecer no local a partir do dia 30 de janeiro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável. Todos os casos serão avaliados por assistentes sociais que levarão em conta os seguintes critérios: pessoas residentes no município; idade igual ou superior a 60 anos; vulnerabilidade social; violação de direitos com risco social e pessoal, cuja a condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para realização de atividades da vida diária; idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já para o acolhimento na Permanência, as 48 vagas foram preenchidas pelos 14 idosos do Cecal, 18 que estão em clínicas particulares custeados pela Prefeitura por determinação judicial, 3 acolhidos na Comunidade Farol com mais de 60 anos, 3 pessoas em situação de rua maiores de 60 anos e 10 idosos em situação de risco e ou violação de direitos de casos acompanhados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A Prefeitura de Indaiatuba está realizando o cadastro para a fila de espera. Os interessados devem procurar o Cras da sua região ou o Plantão Social da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, no Paço Municipal. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável.

Todos os casos foram avaliados por assistentes sociais que levaram em conta: pessoas residentes no município; idade igual ou superior a 60 anos; idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e beneficiários do BPC; não condição de convivência no âmbito familiar, devido a vivência de situações de violência e negligência; situação de rua e abandono; vínculos familiares fragilizados ou rompidos; pessoas idosas oriundas de famílias que não possuam condições de desenvolver os cuidados, devido à situação de pobreza, vulnerabilidade e ou risco social que limitem a provisão de cuidados necessários, como trabalho, doença e entre outros.

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Gestão

No dia 11 de dezembro de 2017 foi assinado o Termo de Colaboração que viabiliza ao Cecal (Centro de Convivência Amor sem Limites) a gestão e execução do serviço de acolhimento institucional para idosos na permanência e serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias no Centro Dia. O Cecal é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) e participou do edital de chamamento público realizado pela Prefeitura.

A assinatura do Termo de Colaboração vincula o Cecal ao atendimento das metas referenciadas pela administração pública através da Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social e o cumprimento do que está previsto no plano de trabalho. Para o desenvolvimento destes Serviços será repassado à organização da sociedade civil, o valor anual de até R$ 1.634.400,00.

Serviço:

– Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias: Rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor

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– Prefeitura / Secretaria da Família e do Bem Estar Social: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2800 Marginal Direita

– Cras I: Rua Augusto Brega, 452 – Jardim Oliveira Camargo

– Cras II: Rodovia Lix da Cunha, 2900 cs15 – Tombadouro

– Cras III: Rua José Pioli, 96 – Jardim Morada do Sol

– Cras IV: Rua Jordalino Pietro Bom, 1300 – Jardim São Conrado

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– Cras V: Rua Lourenço Martim do Amaral, 241 – Jardim Brasil

– Cras VI: Rua Benedita Carvalho, 213 – Campo Bonito

Indaiatuba

Defesa Civil de Indaiatuba resgata jiboia próximo à vias públicas

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A Defesa Civil de Indaiatuba realizou o resgate de uma cobra jiboia nesta quarta-feira (30), nas proximidades do Jardim Esplanada II. O animal estava próximo à vias públicas, mas não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente na área de mata localizada na região.

Conforme informou o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, na tarde de quarta-feira ele foi solicitado para auxiliar na captura da jiboia de aproximadamente 2,5 metros. “A cobra foi encontrada por uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que estava roçando o entorno da mata localizada próxima à Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas em segurança para ela não correr riscos”, contou Feijão.

O coordenador ainda explicou que se o animal estivesse machucado o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários. “A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.

A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

Defesa Civil

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A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.

Programa Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

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Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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